Assessor de Investimentos

A profissão é regulamentada pelo termo Agente Autônomo de Investimentos, é uma pessoa natural, registrada e regulamentada pela instrução CVM/497 e 515/2011.

 

Este profissional atua na prospecção, captação e acompanhamento de clientes. Atuando através de sociedade ou firma individual.

O trabalho se inicia com o entendimento das seguintes necessidades do cliente:

  •  Objetivo de curto, médio e longo prazo;

  •  Verificação do perfil do Investidor;

  •  Necessidade de liquidez;

  •  Apresentação de um portfólio customizado;

Os produtos disponíveis no mercado são ferramentas importantes na execução do trabalho do assessor, por isso é importante contar com uma plataforma diversificada de produtos.

 

No entanto, cada produto requer uma avaliação minuciosa de aplicabilidade que se altera ao longo do tempo com a dinâmica do mercado, o contexto, o momento de vida de cada pessoa ou empresa, a necessidade de liquidez, o perfil de investidor.

 

Não se trata de uma avaliação estática, é uma ação personalizada e contínua no tempo

 

O assessor de investimentos possui conhecimento técnico para auxiliar o cliente a entender as variáveis de cada momento, detalhando os cenários prováveis e ajudando na melhor tomada de decisão de investimento.

Um diferencial importante e necessário para a assessoria de investimentos é a sua independência para a demonstração dos produtos adequados, esta isenção não é possível em grandes instituições com metas e objetivos estabelecidos de forma corporativa.

 

Apresentar ao cliente somente o que faz sentido para o seu momento de vida é o trabalho que a assessoria se propõe, almejando a parceria de longo prazo.


A remuneração deste trabalho é paga pelas instituições financeiras onde os produtos estão alocados. Portanto, o cliente não precisa se preocupar em ter custos adicionais para contar com uma assessoria especializada, basta que o capital existente se enquadre no valor mínimo estabelecido pelo escritório do Assessor.

 

No banco, você tem um gerente para cuidar da sua conta corrente e de suas operações de rotina. No entanto, na hora de planejar o futuro e decidir onde investir, é melhor contar com a ajuda de um profissional especializado.

O assessor é especializado em investimentos. Ele conhece o mercado financeiro como ninguém e sabe que uma oportunidade bem aproveitada pode fazer suas aplicações renderem muito mais.

Nos EUA e Europa, 90% das pessoas tem um assessor de investimentos e realizam seus investimentos fora dos bancos de varejo, investem via corretoras e plataformas de investimentos como a XP Investimentos no Brasil.

Na XP, os assessores contam com a melhor plataforma de investimento do mercado financeiro e estão sempre em busca de novos e melhores investimentos em diferentes instituições financeiras. 

A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA