top of page

O que é a Taxa Selic? Como ela influencia nos seus investimentos?

Atualizado: 6 de ago. de 2020


É extremamente importante entender o que é a Taxa Selic e como ela afeta a sua vida financeira.


A Selic é a taxa básica de juros da economia no Brasil, utilizada no mercado interbancário para financiamento de operações com duração diária, lastreadas em títulos públicos federais.


A sigla SELIC é a abreviação de Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Essa sigla nada mais é que um sistema computadorizado utilizado pelo governo, a cargo do Banco Central do Brasil, para que haja controle na emissão, compra e venda de títulos.


A Taxa Selic é obtida pelo cálculo da taxa média ponderada dos juros praticados pelas instituições financeiras. 


Como funciona a Taxa Selic?


Tudo começa com uma necessidade do governo em ter dinheiro para pagar suas próprias dívidas e fazer investimentos.


Ou seja, para construir escolas, hospitais, estradas, investir na segurança e na saúde da população, o governo irá precisar de impostos.


Apesar do principal meio de arrecadação ser este, existe outra maneira de arrecadar dinheiro, que é através do Tesouro Nacional. Para isso a secretaria do tesouro emite Títulos Públicos com essa mesma função: conseguir recursos para o governo.


Além disso, captar dinheiro permite que o governo antecipe a receita de impostos. A grande maioria desses títulos do tesouro é comprada por grandes bancos.


Por lei todo banco é obrigado a depositar uma porcentagem de seus depósitos em uma conta no Banco Central. Esta medida é necessária para controlar o excesso de dinheiro em circulação na economia e evitar um aumento descontrolado da inflação.


Devido as milhões de operações bancárias realizadas diariamente, é comum os bancos chegarem ao final do dia com a porcentagem maior ou menor do que deveriam ter na conta do Banco Central. Como os bancos são obrigados a respeitá-la, eles se vêem obrigados a pegar empréstimos com outros bancos para cumprirem a lei.


Esses empréstimos geralmente são de curto prazo, durando em torno de 24 horas. Assim como você oferece um imóvel como garantia em um financiamento por exemplo, os bancos dão como garantia os títulos públicos adquiridos do Banco Central.


Toda essa história de bancos e empréstimos serve para você entender o que significa taxa selic over, porque na verdade a taxa SELIC que você conhece e vê nos noticiários divide-se em duas: a over e a meta.


Taxa Selic Over: É a taxa de juros praticada quando um banco empresta dinheiro para outro usando, como garantia, os títulos públicos comprados no banco central, assim como descrevi anteriormente.


Taxa Selic Meta:  É aquela utilizada nos noticiários, que representa a taxa básica da economia no Brasil, pois serve como parâmetro para todas as outras praticadas no mercado. Ela tende a ser a menor taxa de juros que existe na economia.


Daqui para frente, sempre que a taxa SELIC for referida estarei tratando da SELIC META, que é o termo mais utilizado e o que você provavelmente está mais habituado a ouvir.


Como a Taxa Selic é definida?


Além de servir como um parâmetro para as demais taxas da economia, o aumento e diminuição da Selic também possui profunda influência no seu dia a dia e na economia do Brasil.


Devido a sua importância, é fundamental que exista um meio transparente e confiável para decidir os rumos da mesma, e isso é feito através do COPOM.


Em 1996 o Brasil criou o Comitê de Política Monetária, responsável por definir a taxa de juros básica da economia e estabelecer as regras da quantidade de dinheiro em circulação no país. Para definir a taxa SELIC são realizadas reuniões a cada 45 dias.


Hoje, a definição da Selic tem um papel estratégico no controle da inflação e na estabilização da economia brasileira. Isso porque ela representa a taxa de juros praticados, ou seja, o “preço” que se paga pelo crédito no país.


Quando a Selic está alta, é mais caro emprestar dinheiro, o que diminui o capital em circulação no país e limita a inflação. Da mesma forma, se os juros estiverem muito baixos, a tendência é que os preços dos bens de consumo aumentem.


Assim, o Copom usa a definição da Selic como uma maneira de controlar o excesso de dinheiro em circulação e uma possível desvalorização da moeda, guiando assim os rumos da economia.


Como a Selic influencia seus investimentos?

Taxa Selic e o Tesouro Direto

Alguns tipos de títulos públicos do Tesouro Direto têm suas rentabilidades diretamente associadas à taxa básica de juros.  Hoje, os ativos disponíveis são:


  • Indexados à Selic

  • Indexados à inflação

  • Prefixados.


Aquele que está indexado à taxa básica de juros é o Tesouro Selic. O seu rendimento é semelhante ao comportamento deste índice. Ou seja, se a Selic aumentar, os retornos do seu título também sobem e vice-versa. 


Taxa Selic e a Caderneta de Poupança


A Poupança é uma das aplicações financeiras que oferece menos ganhos ao poupador. Desde 2012, o governo estabeleceu uma nova regra de cálculo que funciona da seguinte maneira:


  • Se a taxa Selic for maior ou igual a 8,5% ao ano, a poupança terá rendimento de 0,5% ao mês mais a TR.

  • Quando a taxa Selic estiver abaixo de 8,5% a.a., a poupança terá um rendimento equivalente a 70% da Selic vigente no período.


Hoje, com a taxa básica de juros em 2,00% ao ano, a rentabilidade da poupança é de apenas 1,40% ao ano. Perdendo para inflação e ocasionando um retorno negativo.

Isso mesmo: o retorno real da poupança foi negativo. 


Taxa Selic e o CDI


O CDI é o Certificado de Depósito Interbancário. Ele é um título privado e interbancário. Isso significa que é emitido e utilizado apenas entre os bancos, nos empréstimos de curtíssimo prazo. 


A determinação do valor do CDI é feita com base nos juros praticados. Ou seja, ele é a taxa Selic Over. Por isso, a taxa Selic e o CDI são próximos. 


Basicamente, os empréstimos são feitos a Selic e recebidos em CDI. Portanto, eles são semelhantes para não gerar operações de lucratividade ou prejuízos.


Devido à sua utilização, esse indicador também é utilizado na taxa de rentabilidade de investimentos da renda fixa como:


  • LCI - Letras de Crédito Imobiliário

  • LCA - Letras de Crédito do Agronegócio

  • LC - Letras de Câmbio

  • CDB - Certificado de Depósito Bancário

  • CRI - Certificado de Recebíveis Imobiliários

  • CRA - Certificado de Recebíveis do Agronegócio

  • DEBENTURÊS.


Quando a taxa Selic cai, o CDI diminui e o rendimento dessas aplicações também sofre queda. 


Reflexão

Como você verificou a Taxa Selic influência o comportamento dos seus investimentos, portanto é de grande importância acompanhar de perto a sua variação.

Com essa Selic a esses patamares, cada vez mais o investidor precisará do auxilio de um profissional capacitado, para orientar e buscar as melhores oportunidades do mercado financeiro, respeitando o seu perfil de investidor e objetivos.




46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page