O que é CDI?

Atualizado: Jun 1


Você já deve ter ouvido falar que um investimento paga 100% do CDI, 120% CDI, 140% do CDI, dentre outros. 

E o que é CDI?


O CDI é uma sigla para o termo Certificado de Depósito Interbancário, que são títulos emitidos por instituições financeiras.

Esses títulos têm lastro em Títulos do Tesouro Nacional e são negociados exclusivamente entre as instituições financeiras. O objetivo é sanar os fluxos de caixa de curtíssimo prazo de um banco para outro.


Por regra do Banco Central, os bancos precisam “fechar” o dia com saldo positivo no caixa.


Agora imagine que um dia eles tiveram saques acima do previsto ou saques que superaram os depósitos, fechando o dia no negativo.


Neste caso, os bancos tomam empréstimos de curtíssimo prazo (24 horas) de outra instituição financeiras a fim de sanarem o seu caixa.


Assim, esse sistema gera fluidez ao mercado financeiro, pois quem tem excesso de depósitos em um dia cobre com recursos quem tem excesso de saques no mesmo.


A taxa cobrada entre os Bancos é o DI de 1 dia, de forma que esta taxa anualizada é o CDI.


As operações de CDI ocorrem diariamente e, por isso, a Taxa DI também é calculada todos os dias pela Cetip, a Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados. 


Por isso, se você quiser saber qual o CDI hoje, basta acessar a página da B3 ( Brasil Bolsa Balcão).


Observação : Taxa Anualizada

CDI - Referência para Investimentos


Como as operações realizadas no mercado interbancário possuem um risco muito baixo, as taxas praticadas no CDI se tornaram uma espécie de lastro para todo o mercado financeiro, sobretudo no que diz respeito à renda fixa.


Por isso, é muito comum encontrar títulos financeiros no mercado, cujo rendimento esteja atrelado ao CDI, mais especificamente à Taxa DI. 


E o que é Taxa DI? 


A Taxa DI, nada mais é do que a média entre todos os CDIs em um período. 


Diariamente, a taxa é calculada e divulgada pela Cetip, como mostrei anteriormente. 


Em geral, ela segue de perto a Taxa Selic. Portanto, qualquer variação na taxa básica de juros da economia se reflete no CDI.

Qual a função do CDI?


Ao contrário do que muita gente pensa, não é possível "investir no CDI". Para nós, pessoas físicas, o CDI é apenas referência que as diversas modalidades de investimentos de renda fixa buscam igualar ou superar.


O CDI é aceito no mercado (junto com a Selic) como a "rentabilidade mínima" esperada de qualquer investimento. 

Para deixar bem claro como ficam seus investimentos atrelados ao CDI, segue alguns exemplos:


Exemplos:

Taxa DI : 2,90 aa

100% CDI - Significa 2,90% aa 

120% CDI - Significa 3,48% aa 


A poupança paga hoje 70% do CDI o que significa 2,03% aa.

Reflexão


Como você verificou, o CDI é uma referência para os investimentos e é de grande importância buscar opções que rendam no mínimo 100% acima do CDI.


Postado por André Rodrigues - Assessor de Investimentos


14 visualizações
CONTATO

Avenida Brasil, 1500, sala 706

Edifício New York - Bairro Frezzarim

Americana/SP 

​​

Tel: (19) 99932-6485

Whatsaap: (19) 99932-6485

andre.rodrigues@mhtinvest.com.br

  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
  • Cinza ícone do YouTube
  • img_51656_edited

A Manhattan Prime Agente Autônomo de Investimentos Ltda é uma empresa de agentes autônomos de investimento devidamente registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), na forma da Instrução Normativa nº 497/11. A Manhattan Prime Agente Autônomo de Investimentos Ltda atua no mercado financeiro através da XP Investimentos CCTVM S/A, o que pode ser verificado através do site da CVM (www.cvm.gov.br > Agentes Autônomos > Relação dos Agentes Autônomos contratados por uma Instituição Financeira > Corretoras > XP Investimentos) ou através do site da ANCORD para escritórios credenciados a partir de outubro de 2012 (http://www.ancord.org.br/Website_Ancord/index.html > Agentes Autônomos > Consultas) ou através do site da própria XP Investimentos CCTVM S/A (www.xpi.com.br > Encontre um escritório > Selecione abaixo o estado e a cidade que deseja pesquisar > Veja a lista dos agentes autônomos). Na forma da legislação da CVM, o agente autônomo de investimento não pode administrar ou gerir o patrimônio de investidores. O agente autônomo é um intermediário e depende da autorização prévia do cliente para realizar operações no mercado financeiro. Esta mensagem, incluindo os seus anexos, contém informações confidenciais destinadas a indivíduo e propósito específicos, sendo protegida por lei. Caso você não seja a pessoa a quem foi dirigida a mensagem, deve apagá-la. É terminantemente proibida a utilização, acesso, cópia ou divulgação não autorizada das informações presentes nesta mensagem. As informações contidas nesta mensagem e em seus anexos são de responsabilidade do seu autor, não representando necessariamente ideias, opiniões, pensamentos ou qualquer forma de posicionamento por parte da Manhattan Prime – Agente Autônomo de Investimentos Ltda. O investimento em ações é um investimento de risco e rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura. Na realização de operações com derivativos existe a possibilidade de perdas superiores aos valores investidos, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Para informações e dúvidas, favor contatar seu agente autônomo de investimentos. Para reclamações, favor contatar a Ouvidoria da XP Investimentos no telefone nº 0800-722-3710.

© 2020 por André Rodrigues Invest. Criado orgulhosamente por Making TI e Web